Degustadores Sem Fronteiras | O mercado en primeur de Bordeaux em 2020
3718
post-template-default,single,single-post,postid-3718,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,

BLOG

O mercado en primeur de Bordeaux em 2020

24 jun 2020, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

As boas notícias de Bordeaux continuam chegando. Depois da informação dada pelos produtores e críticos de vinho de que a safra de 2019 foi de alto nível, os negociantes confirmam que os preços para venda desses vinhos en primeur baixaram significativamente. “À quelque chose malheur est bon“, diz o ditado otimista francês. Ou seja, a desgraça da pandemia mundial serviu pelo menos para tornar esses maravilhosos crus mais acessíveis aos bolsos de seus amantes.
En primeur é a expressão francesa que designa o mercado futuro dos vinhos, principalmente de Bordeaux. Trata-se de um mercado muitas vezes milionário que atrai a atenção de investidores e apreciadores de todo o planeta. Os vinhos são degustados ainda nas barricas, antes de serem engarrafados, anos antes de serem vendidos ao público. Essa avaliação acontece na primavera do ano seguinte à última safra, e é feita por experts e críticos de prestígio mundial. Serve de referência para os negociantes e brokers definirem seus preços. Serve também para capitalizar os produtores, que costumam negociar seus produtos ainda estocados, pois recebem dos compradores uma boa parcela do valor (cerca de 30%) para “fazer caixa” e se manter até que os vinhos sejam efetivamente vendidos em garrafas e entregues aos comerciantes dois anos após essa avaliação. Muitos colecionadores e aficionados entram nesses leilões a fim de conseguir preços melhores para abastecer suas adegas.
Pois bem, leio agora a avaliação do abalizado crítico norte-americano James Suckling, tido como o sucessor do famoso Robert Parker, que recomenda vivamente a compra en primeur dos crus bordaleses da safra de 2019, quer pelas suas qualidades, quer pelos preços atrativos.
Segue abaixo a sua lista das melhores opções de compra:

1. Ch. Malescot-St. Exupéry – AOC Margaux
2. Ch. D’Issan – AOC Margaux
3. Ch. Phélan Ségur – AOC Saint-Esthephe
4. Ch. Giscours – AOC Margaux
5. Ch. Branaire-Ducru – AOC Saint-Julien
6. Ch. Faugères – AOC Saint-Emilion
7. Ch. Haut-Bages-Libéral – AOC Pauillac
8. Ch. Ferrière – AOC Margaux
9. Ch. Malartic-Lagravière – AOC Pessac-Léognan
10. Ch. Batalley – AOC Pauillac

Mas é necessário se manter vivo para poder bebê-los nos próximos anos. Alguém se habilita?

Post a comment