16 ago 2016
rcm-01-cave-champagne_1

Aguinaldo Záckia Albert Situada no nordeste da França, a cerca de 150 km de Paris, em uma região bastante fria (49º de latitude norte), a região de Champagne se encontra no limite da faixa de terra onde se pode é possível produzir vinho. No entanto, apesar das limitações impostas…

16 ago 2016
vinhedos-pommard-borgonha-franc3a7a

AGUINALDO ZACKIA ALBERT zackia.albert@uol.com.br www.degustadoresemfronteiras.com.br As viagens de enoturismo que venho organizando nos últimos vinte anos, através de meu site www.degustadoresemfronteiras.com.br, têm me levado a lugares fascinantes, onde as delícias do vinho se mesclam à boa comida, hotéis de charme e passeios interessantes. Gostaria de passar aos caros leitores de nosso…

16 ago 2016
2toscana_IMG_94182-e1349633182573

por Aguinaldo Záckia Albert Não resisti e tomei emprestada  a frase de Hemingway se referindo a Paris para definir a experiência que acabo de viver nessa região italiana de beleza incomparável. A TOSCANA PROMOZIONE  se associou à FIJEV- Fédération Internationale des Écrivains de Vins et Spiritueux – da qual faço…

16 ago 2016

por Aguinaldo Záckia Albert Como tem acontecido nos últimos anos, a confraria de enoturismo DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS realizou mais uma visita a regiões produtoras de destaque da França. Desta vez dentre os destinos escolhidos o maior destaque foi dedicado à mais tradicional região francesa, a Borgonha, terra em que as castas…

16 ago 2016
RS-recebe-congresso-sobre-turismo-em-roteiros-de-vinho

Nenhuma outra região produtora de vinhos tem seu nome imediatamente associado à alegria de viver e ao requinte como a Champagne. Para sermos mais corretos, a denominação oficial dessa encantadora região situada a oeste de Paris, é Champagne-Ardenne, e se divide em quatro subregiões: Ardennes, Aube, Marne e Haute-Marne….

16 ago 2016
katyn

Muito provavelmente não. E eu, como o leitor, confesso que só vim a conhecer o assunto há poucos meses quando assisti ao filme “ KATYN”, do festejado diretor polonês Andrzej Wajda. Sempre que vou ao cinema (e vou muito ao cinema) procuro ler alguma indicação sobre o filme que…

16 ago 2016
Rigal Malbec

Originária de Bordeaux, a uva Malbec cruzou o Atlântico em 1852 e se instalou em Mendoza, Argentina, em 1852. Sua adaptação às novas condições de clima e de solo foi espetacular. Nessa zona de clima seco e com ampla utilização da irrigação artificial, ela se manteve à salvo da…

16 ago 2016
itc3a1lia-toscana-vale-dorcia

Por Aguinaldo Záckia Albert Terra dos Etruscos, que ali reinavam antes da expansão do Império Romano,  a Toscana tem uma longa tradição vinícola. Alguns séculos antes da dominação romana, seus habitantes já haviam tido contato com as colônias gregas do sul da Itália. Com isso, algumas técnicas vitivinícolas já…

16 ago 2016
7

Prezados amigos, Escrevo-lhes para tornar público meu protesto contra a insensata e hipócrita lei que, na prática, proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida que contenha álcool para os motoristas de veículos. O consumo moderado de bebidas, como o vinho e a cerveja, fazem parte da cultura dos…

16 ago 2016
pinot-noir-grape

Um Pinot Noir polonês ou um tinto bem encorpado, feito por exemplo com a uva Grenache? Não se espante se tais vinhos vierem a freqüentar a mesa de nossos descendentes até o final de nosso século. Essa é uma das conclusões às quais chegaram vários estudiosos reunidos na Universidade…