Degustadores Sem Fronteiras |
0
blog,ajax_updown_fade,page_not_loaded,

Degustadores Sem Fronteiras

VIAGEM AO SUL DA ITÁLIA. DE 21 DE ABRIL A 03 DE MAIO DE 2017

13 set 2016, Posted by degustadoresfronte in Enoturismo, Notícias e Artigos

Programe desde já sua viagem de VINHOS, GASTRONOMIA E CULTURA para 2017 com o Prof. AGUINALDO ZACKIA. Entre 21 de Abril e 03 de Maio os DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS visitarão o SUL DA ITÁLIA, onde degustarão seus melhores vinhos, sua culinária deliciosa e desfrutarão de sua magnífica paisagem. CAMPANIA, BASILICATA e PUGLIA representados por seus melhores produtores (MASTROBERARDINO, FEUDI SAN GREGORIO, TENUTA SANTORO, etc). 12 produtores de vinho, 1 de Limoncello, 1 de queijos, 1 salumeria,  16 refeições. Visitaremos as regiões de FIANO AVELLINO, TAURASI, AMALFI, POSITANO, POMPEIA, MONTEVETRANO E…

UMA VISITA À CHAMPAGNE, TERRA DOS ESPUMANTES DE EXCELÊNCIA

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Aguinaldo Záckia Albert Situada no nordeste da França, a cerca de 150 km de Paris, em uma região bastante fria (49º de latitude norte), a região de Champagne se encontra no limite da faixa de terra onde se pode é possível produzir vinho. No entanto, apesar das limitações impostas por clima tão severo, o vinho ali produzido, o champagne, tem enorme prestígio mundial, sendo sinônimo de excelência em vinhos espumantes. Nenhum outro vinho teve seu nome ligado a uma só pessoa como o champagne. E essa pessoa foi o abade beneditino dom…

LYON: COMENDO E BEBENDO SEM FRONTEIRAS

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

AGUINALDO ZACKIA ALBERT zackia.albert@uol.com.br www.degustadoresemfronteiras.com.br As viagens de enoturismo que venho organizando nos últimos vinte anos, através de meu site www.degustadoresemfronteiras.com.br, têm me levado a lugares fascinantes, onde as delícias do vinho se mesclam à boa comida, hotéis de charme e passeios interessantes. Gostaria de passar aos caros leitores de nosso site um pouco dessas experiências , pois acredito que possam ser úteis em futuras viagens. LYON  Quando o tema é bom vinho e comida de excelência, a primeira cidade que nos ocorre é Lyon,   capital gastronômica do país símbolo da boa…

A TOSCANA É UMA FESTA!

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

por Aguinaldo Záckia Albert Não resisti e tomei emprestada  a frase de Hemingway se referindo a Paris para definir a experiência que acabo de viver nessa região italiana de beleza incomparável. A TOSCANA PROMOZIONE  se associou à FIJEV- Fédération Internationale des Écrivains de Vins et Spiritueux – da qual faço parte – e organizou uma viagem inesquecível por terras etruscas entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Aceitei prontamente o convite e, como estávamos próximos do Carnaval (e como prefiro  os prazeres da mesa e do espírito aos desfiles na…

OS PRAZERES DO ENOTURISMO NA BORGONHA, BEAUJOLAIS, RHÔNE E JURA

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

por Aguinaldo Záckia Albert Como tem acontecido nos últimos anos, a confraria de enoturismo DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS realizou mais uma visita a regiões produtoras de destaque da França. Desta vez dentre os destinos escolhidos o maior destaque foi dedicado à mais tradicional região francesa, a Borgonha, terra em que as castas Pinot Noir e Chardonnay reinam absolutas. Como acontece normalmente em nossas viagens à região, nos hospedamos nas cercanias de Beaune,  a capital do vinho da Borgonha, num pequeno e aconchegante château construído no século XVIII. Beaune tem uma situação invejável para…

TURISMO DE VINHO E CULTURA EM CHAMPAGNE

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Nenhuma outra região produtora de vinhos tem seu nome imediatamente associado à alegria de viver e ao requinte como a Champagne. Para sermos mais corretos, a denominação oficial dessa encantadora região situada a oeste de Paris, é Champagne-Ardenne, e se divide em quatro subregiões: Ardennes, Aube, Marne e Haute-Marne. Ela se estende da fronteira com a Bélgica à nascente do rio Sena, espalhando-se por florestas cerradas e planícies férteis plantadas pelo homem, uma síntese do representa a cultura francesa. O maravilhoso vinho espumante, único e considerado o melhor do mundo,…

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE KATYN?

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Muito provavelmente não. E eu, como o leitor, confesso que só vim a conhecer o assunto há poucos meses quando assisti ao filme “ KATYN”, do festejado diretor polonês Andrzej Wajda. Sempre que vou ao cinema (e vou muito ao cinema) procuro ler alguma indicação sobre o filme que vou assistir, ler alguma crítica ou indicação de amigo. Não tenho mais idade para desperdiçar meu tempo com tolices ou produções meia-bomba. Dessa vez não havia lido nada a respeito do filme, mas me bastou saber que o filme era desse…

CAHORS, A OUTRA TERRA DA MALBEC

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Originária de Bordeaux, a uva Malbec cruzou o Atlântico em 1852 e se instalou em Mendoza, Argentina, em 1852. Sua adaptação às novas condições de clima e de solo foi espetacular. Nessa zona de clima seco e com ampla utilização da irrigação artificial, ela se manteve à salvo da phyloxera, conseguindo ali apresentar a sua melhor expressão, constituindo-se hoje numa verdadeira bandeira do vinho argentino e um grande sucesso no mercado mundial. Enquanto isso, na sua Bordeaux natal, com seu caráter mais duro e tânico, ela continua desempenhando seu papel…

O VINHO SOB O CÉU DA TOSCANA

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Por Aguinaldo Záckia Albert Terra dos Etruscos, que ali reinavam antes da expansão do Império Romano,  a Toscana tem uma longa tradição vinícola. Alguns séculos antes da dominação romana, seus habitantes já haviam tido contato com as colônias gregas do sul da Itália. Com isso, algumas técnicas vitivinícolas já haviam sido adotadas na região quando Roma, no século III a.C., agrega a Etrúria a seu território. Graças à pujança cultural e econômica no final da Idade Média, a Toscana é uma das regiões com maior documentação disponível a respeito das…

CARTA ABERTA DE REPÚDIO

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Prezados amigos, Escrevo-lhes para tornar público meu protesto contra a insensata e hipócrita lei que, na prática, proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida que contenha álcool para os motoristas de veículos. O consumo moderado de bebidas, como o vinho e a cerveja, fazem parte da cultura dos povos do ocidente há séculos e estão incorporadas ao ritmo de vida das pessoas civilizadas. Não se trata aqui de defender a liberdade dos beberrões, que colocam em risco a segurança das pessoas; trata-se de garantir o direito de, após um…

O VINHO QUE NOSSOS BISNETOS BEBERÃO

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Um Pinot Noir polonês ou um tinto bem encorpado, feito por exemplo com a uva Grenache? Não se espante se tais vinhos vierem a freqüentar a mesa de nossos descendentes até o final de nosso século. Essa é uma das conclusões às quais chegaram vários estudiosos reunidos na Universidade da Borgonha, em Dijon, entre os dias 28 e 30 de março, no simpósio denominado “Réchauffement climatique, quels impacts problables sur les vignobles”. Desertificação de amplas regiões do planeta, como o continente africano, por exemplo, e os conseqüentes problemas migratórios; degêlo…

A PUGLIA E SEUS VINHOS

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Apesar do grande prestígio que gozam as regiões mais setentrionais, o sul da Itália é o verdadeiro berço do vinho italiano. É a ela que os gregos se referiam quando chamavam a península de Enotria , a “Terra dos Vinhos”, quando ali estabeleceram suas colônias, tal a boa adaptação da videira nesta terra de colinas e planícies de clima ameno. Esta região mediterrânea, graças à sua posição geográfica de proximidade com o Oriente Médio e o norte da África, sofreu a influência de vários povos e culturas que cruzavam este…

O SUDOESTE FRANCÊS MOSTRA SEUS VINHOS

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Uma longa faixa de terra coberta por vinhedos se estende desde Marselha , no sul da França, até a fronteira da Catalunha, no norte da Espanha. Ela engloba duas regiões administrativamente distintas: o Languedoc, sua porção oriental, e o Roussillon, junto à fronteira espanhola. Esta vasta região, que encanta por sua rude beleza, está normalmente banhada pelo sol, sendo por isso também conhecida como Midi (Meio dia), e tem uma longa tradição vinícola. Por volta do século VI a.C., os gregos fundaram, a leste da região, a cidade de Massalia,…

A VERDADE DENTRO DO COPO

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

O que determina o preço de um vinho? Aqueles que responderam somente “qualidade” erraram e não vão para o trono, como diria o Chacrinha. Está claro que não se consegue produzir vinhos de alta qualidade e vendê-los a preços baixos. Vinhedos bem cuidados e com baixa produção por hectare, barricas de carvalho de boa procedência, equipamentos modernos de vinificação, rolhas de qualidade, etc., custam dinheiro. Mas nada disso explica, por si só, os preços exagerados de muitos vinhos. A verdade é que, ao custo de todos estes insumos citados, que…

A RIQUEZA CULTURAL DO ALENTEJO

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

“Irei a Évora descobrir o branco/a ogiva o arco a rosácea a nave/a praça como pátio/o pátio como praça./ Nada destrói a intimidade/de sua humana geometria./Irei a Évora para reencontrar/ a perdida harmonia” Manuel Alegre Aqueles que já conhecem o norte de Portugal, com seu solo de pedra e suas serras, sentirão logo a diferença na paisagem à medida que se chega ao coração do Alentejo. Ali predominam as grandes planuras, os horizontes largos de uma terra extensa e escassamente povoada, banhada generosamente pelo sol. Ocupando uma terça parte do…

O DOURO INESQUECÍVEL

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

O caro amigo – e companheiro de páginas desta revista – Carlos Cabral que me perdoe, mas vou invadir-lhe a seara. Guardadas as devidas proporções, me sinto assim como o mineiro Ari Barroso pedindo licença para o baiano Dorival Caymmi para poder cantar um pouco dos encantos da Bahia. A verdade é que tudo o que havia ouvido a respeito dos encantos dessa região – tida como uma das mais belas do mundo – se confirmou: a hospitalidade sem igual dos irmãos portugueses, a tradição das caves centenárias em Vila…

A CERVEJA E O VINHO

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Ao contrário do que vem ocorrendo com o vinho nos últimos anos, muito pouca informação tem circulado a respeito da cerveja. Para a maioria das pessoas – principalmente no Brasil — as cervejas são todas iguais, e isso não é bem verdade. Quem expressou esse conceito de forma mais singela foi, sem dúvida alguma — um ex-presidente daquele clube de futebol que vem a ser o principal rival de meu time, o Palmeiras. O simpático e folclórico Vicente Mateus – que Deus o tenha – quando queria tomar uma cerveja…

HOSPICES DE BEAUNE

16 ago 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

O mundo do vinho não vive apenas de avaliações e degustações técnicas. A existência dessa bebida, várias vezes milenar, permeia a história cultural , socio-econômica e artística da civilização ocidental com inúmeros fatos curiosos que valem a pena serem abordados. Um deles é, sem dúvida, o leilão de vinhos realizado anualmente nos Hospices de Beaune. Beaune é uma cidade medieval localizada em pleno coração da Côte- d’Or, sendo considerada a capital do vinho da Borgonha. Passear a pé por suas ruas estreitas e tortuosas, parando aqui e ali para degustar…

Curso Básico de Iniciação ao Vinho e à Degustação – Agosto 2016 (3 aulas)

30 jul 2016, Posted by degustadoresfronte in Cursos e Palestras



O Palestrante – Prof. AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT é  escritor e crítico de vinhos, ex-Presidente da SBAV-SP, Professor do Curso de Pós-Graduação em Negócios do Vinho da Universidade SENAC, colaborador das revistas  VINHO &  CIA e  FREE TIME , editor do site www.degustadoresemfronteiras.com.br e autor dos livros “O ADMIRÁVEL NOVO MUNDO DO VINHO E AS REGIÕES EMERGENTES”, “SABORES DO ALENTEJO”  e “BORBULHAS”, todos  da editora Senac. O Curso tem por objetivo a correta iniciação das pessoas no mundo da cultura do vinho e de sua degustação. Serão transmitidos os conceitos básicos a respeito…

Leia matéria da revista francesa LA CROIX

08 jul 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

“Leia matéria da revista francesa LA CROIX sobre os emigrantes libaneses cristãos da pequena vila de Baabdat, nas montanhas do Líbano, de onde vieram meus avós maternos. Boa parte do artigo é fruto da entrevista que concedi à revista há dois anos. “  

URUGUAI, TERRA DO TANNAT

27 jun 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Até pouco tempo atrás, o único fato notável referente ao vinho no Uruguai era seu formidável consumo per capita. Os uruguaios até hoje são grandes bebedores de vinho, consumindo anualmente cerca de 33 litros de vinho por habitante, colocando-se à frente de argentinos e espanhóis, segundo a última pesquisa do The Wine Institute (dados de 2011)). Devemos notar também que, apesar de ser um país de pequenas dimensões territoriais, tem uma produção nada desprezível. Entretanto, só podemos falar em vinho de qualidade nesse pequeno país a partir de meados dos…

CALIFÓRNIA : SOB O SIGNO DO SOL

23 jun 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT “A Califórnia é o lugar ideal para se viver – se você for uma laranja” (Frase do snob humorista americano da costa leste Fred Allen -1894-1956)   Matéria escrita em 2013 na revista GO WHERE VINHOS sobre a viagem realizada naquele ano à Califórnia. Embora muitos não saibam, a indústria cinematográfica americana se iniciou, no início do século XX, na costa leste, nas cidades de Nova York e Chicago. O cinema era então um engenho primitivo, os filmes, pouco sensíveis à luz, e uma região sujeita a…

Líbano: O Renascimento do vinho na terra dos cedros

16 jun 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos, Uncategorized

A terra dos cedros é também a terra das vinhas. O Líbano de hoje foi a terra dos fenícios, um povo de origem semita que habitava as cidades de Tiro, Sidon e Biblos, e que iniciou a produção e – principalmente—a comercialização do vinho trinta séculos antes da era cristã. Nessas cidades-estado a disponibilidade de terra arável para grãos era pequena, o que determinou que que o vinho proveniente de seus vinhedos se constituisem numa eficiente moeda de troca possibilitando a compra dos produtos agrícolas de outras regiões para sua…

Entrevista com o diretor de exportações do Champagne Henriot Luc Bouchard

16 jun 2016, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos, Uncategorized

Entrevista com o diretor de exportações do Champagne Henriot Luc Bouchard por Aguinaldo Záckia Albert O evento organizado pela importadora VINCI, que aconteceu em São Paulo nos dias 24 e 25 de maio, trouxe até nós uma série de figuras importantes do mundo do vinho. É o caso de Luc Bouchard, da nona geração da tradicional família de vinhateiros da Borgonha (Bouchard et Fils), que responde hoje pelas exportações da Maison Henriot, da Champagne. Muito simpático e comunicativo, Luc Bouchard nos concedeu uma boa entrevista. Aguinaldo Záckia: A Maison Henriot…

DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS ABRIL EM PORTUGAL

13 nov 2015, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos, Uncategorized

DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS ABRIL EM PORTUGAL Saída 12/04/16. Volta 24/04/16 Organização e acompanhamento Prof. AGUINALDO ZACKIA ALBERT Um passeio fascinante visitando os melhores produtores de Portugal e a nata de seu patrimônio cultural e gastronômico Regiões: DOURO, MINHO, BAIRRADA, ALENTEJO e SETÚBAL Vinícolas: QUINTA DO CRASTO, QUINTA DO VALE DO MEÃO, GRAHAM´S, QUINTA DE GOMARIZ, QUINTA DO VALLADO, LUÍS PATO, HERDADE DO ESPORÃO, FUNDAÇÃO EUGENIO DE ALMEIDA (PÊRA MANCA), HERDADE DO ESPORÃO , JOÃO PORTUGAL RAMOS, JOSÉ MARIA DA FONSECA PROGRAMAS CULTURAIS E GASTRONÔMICOS EM PORTO, VILA NOVA DE GAIA, LAMEGO, AMARANTE, COIMBRA, FÁTIMA,…

Curso Básico De Iniciação Ao Vinho e à Degustação

18 set 2015, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos, Uncategorized

DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS e CAFFÉ RISTORO (CASA DAS ROSAS) promovem CURSO BÁSICO DE INICIAÇÃO AO 
VINHO E À DEGUSTAÇÃO (3 aulas) Comece 2016 sabendo tudo sobre vinho Palestrante:  Prof. AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT * INCLUI JANTAR DE HARMONIZAÇÃO VINHO/COMIDA NA ÚLTIMA AULA DIAS:  20, 21 e 22 de janeiro de 2016 Horário: 20:00 às 22:00 INVESTIMENTO: R$ 750,00 (3 X 250,00) RESERVAS: (11) 98247 9721/3287 1703/ 3289 8897 Local: CAFFÉ RISTORO (CASA DAS ROSAS) – Av. Paulista, 37 Será entregue um DIPLOMA ao final do curso para aqueles que assistirem todas…

TOSCANA, COMENDO E BEBENDO SEM FRONTEIRAS

16 ago 2015, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Por Aguinaldo Záckia Albert O viajante curioso, amante do bom vinho e das coisas da cultura, não corre nenhum risco de se entediar percorrendo a Toscana. Aliada à sua paisagem idílica de belas colinas pontilhadas por ciprestes e videiras, convive-se ali com o que a cultura ocidental produziu de mais belo e pode-se ter contato com uma das mais tradicionais regiões vinícolas do mundo. Graças à pujança cultural e econômica no final da Idade Média, a Toscana é uma das regiões com maior documentação disponível a respeito das tradições e…