2015 VINHO, GASTRONOMIA E CULTURA EM REGIÕES DESLUMBRANTES
18 nov 2014, Posted by Notícias e Artigos, Uncategorized inDomingo 5 de Abril
Chegada a Zagreb
Check in Hotel Esplanade, em Zagreb
um fantástico hotel perto da cidade antiga
17:00- Encontro na recepção
Passeio a pé por Zagreb
Zagreb é a capital e a maior cidade da República da Croácia. Está situada no noroeste do país, à beira do Rio Sava, na encosta sul do monte Medvednica. Zagreb tem uma história rica que se inicia com a ocupação romana e chega aos nossos dias. A mais antiga ocupação urbana se encontra na cidade de Andautonia, uma povoação romana onde hoje se situa a praça Scitarjevo.
19:00- Jantar com vinhos num agradável restaurante da cidade
Restaurant Agava
Trata-se de um lugar muito especial e aconchegante…Um clássico restaurante italiano com decoração sóbria e agradável. Amplas janelas proporcionam uma vista única, e no verão e na primavera o terraço ajardinado o atrairá imediatamente. Aberto em 2005, é dirigido hoje por Belizar Milos (sócio-proprietário) que é também o chef, responsável pelas incontáveis delícias mediterrâneas servidas.
www.restaurant-agava.hr
Segunda-feira 6 de Abril
Friuli e Eslovênia
Saída para Collio (Friuli) através da Eslovênia
2:45 de ônibus até o Vipava Valley
Parada para visita e almoço na vinícola Burja Estate
Visitar a vinícola Burja Estate é a melhor forma de se conhecer a tradição e o terroir do Vale de Vipava, onde se produzem alguns dos melhores vinhos do país.
À tarde, percurso de uma hora em direção ao Friuli
Ainda na Eslovênia, em Dobrovo, um pouco antes de cruzar a fronteira italiana, parada para visita a um dos mais prestigiados produtores eslovenos.
Marjan Simcic
Seus vinhedos compõem a belíssima paisagem da região de Goriska Brda. Essa região oferece as condições ideais para a prática da vitivinicultura. Suas baixas colinas são a porta de entrada para o Friuli, e é por ela que chega o vento quente do mar Adrático. A floresta de Plateaus de Trnovo é um verdadeiro escudo que protege a zona de condições climáticas mais frias e severas. Seu solo calcário oferece as melhores condições para o plantio da vinha. Por esse motivo os romanos iniciaram aí seu plantio há dois mil anos.
Após 30 minutos de viagem, chegada ao Hotel Franz www.hotelfranz.it,
localizado em Gradisca d’Isonzo, bem no centro da região produtora de Collio
Noite livre
3a feira 7 de Abril
Friuli (Collio)
Manhã
Livio Felluga
No Friuli, e muito além dessa terra de gente tão especial, o nome Livio Felluga é sinônimo do que há de melhor em termos de herança enológica. Por cinco gerações a família Felluga se dedica à vitivinicultura, desde os tempos em que produziam Refosco e Malvasia em sua nativa Isola d´Istria.
Há 70 anos, levada pelo filho mais velho da quarta geração, Livio, a família se transferiu para o Friuli. Hoje, a empresa se estende por mais de 160 hectares das Colinas de Collio e Collio Orientali del Friuli, com 155 hectares de vinhedos, produzindo apenas vinhos de alta qualidade.
À tarde, visita ao castelo e à cidade de Ruttars
A pequena cidade situada no topo da colina de Ruttars, no vale do rio Judrio, domina a planície do Friuli e os Alpes Alpes Julianos. O vinhedo ,com exposição sul, se espalha em torno do Castelo de Trussio, uma construção medieval que data do século XIII, que tem sua torre quadrada e parte da muralha preservados. Graças ao clima fresco e à facilidade de água, é o lugar ideal para a produção de vinhos brancos de variedades aromáticas.
www.collio.it/il-territorio-vinicolo/ruttars
Volta ao hotel para descanso
Jantar na vinícola Villa Russiz
Fundada em 1868, a paixão pela vinicultura é hoje mais intensa do que nunca. 50 dos 100 hectares da propriedade são cobertos por vinhedos que dão origem a vinhos extremamente elegantes. O Villa Russiz Foundation tinto e branco, elaborados com uvas autóctones e variedades internacionais, são constantemente mencionados nos melhores guias e revistas internacionais.
http://www.villarussiz.it/
4a feira 8 de Abril
Friuli (Collio)
Pela manhã visita ao produtor de queijos Borg da Ocjs
A fazenda da família ZOFF cria gado da raça PEZZATA ROSSA ITALIANA. Seu leite é usado para fazer queijo e iogurte na leiteria da família, produtos que são vendidos na pequena loja da fazenda. Os produtos são elaborados por três gerações pelo mesmo método sem o uso de qualquer produto químico na fazenda.
http://www.borgdaocjs.it/
Almoço leve na vinícola Vin de Romans
A família Gallo se dedica à produção do vinho há mais de um século. Gianfranc, que dirige a vinícola desde 1978, introduziu normas radicais de viticultura orgânica. Essas práticas deram origem a vinhos de grande personalidade nos últimos 20 anos.
http://www.viediromans.it/
À tarde, visita ao produtor
Gravner
Josko Gravner é sem dúvida um dos mais radicais produtores da cena italiana. Ele acredita que o vinho começa a ser criado no vinhedo e procura reduzir ao máximo as interferências externas em seus vinhos.Ele não filtra seus vinhos e evita usar fertilizantes em seu vinhedo com o objetivo de ter um vinho o mais natural possível.
Volta ao hotel e descanso
Jantar em restaurante da região
La Subida
http://www.lasubida.it/
Quinta feira 9 de Abril
Partida do Friuli em direção à região do Prosecco
Saída de Comons pela manhã. Apenas 01:30 de viagem.
11:00 Visita a um produtor de salames com degustação
www.miattosalumi.com
12:30- Visita à vinícola Bellenda (com degustação e almoço)
Situada bem no coração da zona Prosecco Superiore Conegliano Valdobbiadene DOCG ,como uma jóia em meio às colinas de Vitorio Veneto, encontramos o produtor Bellenda. A azienda está bem próxima de Veneza e produz, além do famoso espumante, o vinho Colli di Conegliano DOC e outros com a denominação de origem Marca Trevigiana.
Saída para a cidadezinha de Conegliano, a mais importante da zona do Prosecco, a apenas 20 minutos da vinícola.
Check in no Hotel Canon d’Oro (2 noites)
Jantar com vinhos em restaurante da cidade
6a feira 10 de Abril
Manhã – visita a pequenos produtores para degustar Proseccos na cidade de Valdobbiadene
Almoço em restaurante familiar em Refrontolo, pequena cidade em Prosecco
Restaurant Al Forno
Tarde
Cantine Bernardi
Com mais de 500 anos de história, a Cantina Bernardi é um lugar fascinante para se degustar e provar os melhores vinhos locais. Ela situa dentro do PARCO REGIONALE DEI COLLI EUGANEI , que tem paisagem magnífica, a 15 minutos da cidade de Pádua e a 20 da TERME EUGANEE.
www.cantinabernardi.it
À tarde, visita à bela cidade de Vittorio Veneto
Volta a Conegliano e noite livre
Sábado 11 de abril
De Conegliano até Soave (apenas 1:30 horas)
Visita à vinícola Pieropan
Pieropan foi fundada em 1880 no centro da cidade medieval de Soave, no histórico Pallazzo Pullici. Quatro gerações marcaram a história da companhia, cada qual com a sua contribuição ao negócio. A Azienda Calvarino tem seus vinhedos em Soave desde 1901. Eles são constituídos por uma série de terraços que proporcionam ótima exposição das uvas à insolação a fim de se obter um amadurecimento ideal. O solo é rico em basalto vulcânico, o que proporciona notas minerais aos vinhos.
Almoço leve no produtor Inama
Os exuberantes e polêmicos vinhos de Giuseppe e Stefano Inama revolucionaram a denominação Soave com seu caráter bem mais robusto e encorpado e com sua característica maturação da casta Garganega em barricas de carvalho.Segundo Robert Parker, “Inama representou um marco divisório na região do Soave e, mais de dez anos depois, continua a ser ao referência para toda a denominação”.
Saída para Verona (30 minutos de viagem)
Check in no Grand Hotel Verona (3 noites)
https://www.grandhotel.vr.it/
Aperitivo na Piazza delle Erbe,uma bela praça de Verona
Jantar no Restaurante Al Pompiere
Domingo 12 de Abril
Dia livre na belíssima Verona
Segunda feira 13 de Abril
Valpolicella (Amarone)
Saída de Verona e 30 minutos de viagem
Visita e degustação no renomado produtor de azeite extra virgem
FRANTOIIO DEGANI
www.frantoiodegani.com
Visita, degustação e almoço na vinícola
ALLEGRINI
Um dos mais renomados produtores de toda a Itália, produtor de vinhos notáveis como seu seu Amarone Classico, seu Pallazzo dela Torre e o magnífico La Poja. A Villa dell Torre é uma joia histórica da arquitetura italiana do século XVI, uma visita sem dúvida inesquecível.
À tarde, visita ao produtor
SEREGO ALIGHIERI (Masi)
A nobre Possessioni Serego Alighieri pertence aos descendentes diretos do poeta Dante Alighieri e é a mais antiga e tradicional vinícola do Valpolicella. A propriedade foi adquirida por Pietro Alighieri, filho de Dante, em 1353. A tradição da vitivinicultura começou nessa época. Produz Valpolicellas de alta qualidade como o “Possessione Rosso”. Seu Vaio Armaron é um Amarone fantástico.
http://www.seregoalighieri.it/
Volta a Verona e noite livre
Terça feira 14 de Abril
Saída de Verona em direção ao Lago di Como parando na região de Franciacorta
1 hora de viagem
11:00- Visita ao mais renomado produtor de espumantes de Franciacorta
BELLAVISTA
Situada num local magnífico, a Bellavista tida como um dos melhores , senão o melhor, produtor de vinhos espumantes de Franciacorta
13.00 – 15.00 – VINICOLA QUADRA
Essa pequena vinícola nasceu em 2003, uma ideia de Ugo Ghezzi, empreendedor do setor de energia renovável. Além de ótimo espumantes, como o Satén Millesimato, produz tintos e brancos tranquilos com as uvas Pinot Nero e Pinot Bianco.
www. quadrafranciacorta.i
Após o almoço, partida para o Lago di Como (2:30 horas de viagem)
Nada mais agradável do que passear pelas margens do lago. Da Piazza Cavour siga a promenade do lago até o Tempio Voltiano, um museu neoclássico dedicado ao famoso físico Alessandro Volta, inventor da bateria elétrica, que nasceu em Como.
18:00- Check in em hotel 4 estrelas em Varenna, à margem do lago
Check in no HOTEL ROYAL VICTORIA
Jantar em restaurante de Varenna
Quarta feira 15 de Abril
Saída de barco de Como para visitar os belos jardins na ilha de Villa Carlotta
Villa Carlotta foi construída pelo milanês Marquês Giorgio Clerici, em 1690, e se estende por 70 000 m2 em Tremezzo, diante da península de Bellagio. Nesse jardim italiano com terraços, fontes e esculturas podemos desfrutar das estátuas de Marte e Vênus do notável escultor Luigi Acquisti.
Saída de Villa Carlotta de barco para a encantadora Bellagio
Almoço em Bellagio no Restaurante Darsena di Loppia.
www.ristorantedarsenediloppia.com
Passeio a pé até Punta Spartivento desfrutando da bela paisagem
Volta de barco para Varenna
Noite livre
Quinta feira 16 de Abril
Saída de Varenna às 9:00
Visita à região vinícola de Valtellina
10:40 – Visita à Vinícola ARPEPE, um dos melhores produtores muito nas montanhas de Valtellina
www.nervicantine.it
12:30 Visita e almoço leve no produtor NINO NEGRI , renomado produtor da DOCG Valtellina. Seus vinhos à base da uva Nebbiolo têm reconhecimento internacional.
À tarde, passeio pela região
18:30 – Volta a Varenna
Noite livre
6a feira 17 de Abril
Saída para Milão e volta ao Brasil
RESERVAS – 11 3287 1703/ 98247 9721
contato@degustadoresemfronteiras.com.br
VAGAS LIMITADAS
*Os organizadores se reservam o direito de fazer modificações no roteiro em casos de força maior
PARTE TERRESTRE
Em apartamento Duplo – € 4 890
Em apartamento Single – € 5 790
Pagamento em até 4 vezes sem acréscimo
O preço inclui:
12 noites em hotéis com café da manhã
16 visitas a produtores com degustação
16 refeições mencionadas com vinho
Visitas guiadas a todas as vinícolas e fazendas
Guia italiano em toda a viagem
Acompanhamento técnico do prof. Aguinaldo Záckia
PARTE AÉREA
LUFTHANSA Voo 505 Saída 04/04 18:50 SP/MUNICH Chegada 10:50 05/04
LUFTHANSA Voo 1714 Saída 05/04 16:05 MUNICH/ZAGREB Chegada 16:05 05/04
LUFTHANSA Voo 1861 Saída 17/04 17:10 MILÃO/MUNICH Chegada 18:20 17/04
LUFTHANSA Voo 504 Saída 17/04 MUNICH/SP Chegada 05:35 18/04
Valor U$ 1 401,00 + taxas
Pagamento em 5 X no cartão
Senhores,
Gostaria de maiores informações sobre preços e condições gerais do pacote para um total de 2 casais e um solteiro que poderia ficar nas mesmas acomodações de um dos casais.]
Existe melhores condições de parcelamento do pacote?
Aurelio Guerreiro
Prezado Sr. Aguinaldo
Esse programa despertou o interesse.
Quantas pessoas costumam compor seus grupos?
Qual a data limite para nossa decisão?
As falas do guia italiano serão traduzidas? Preferiria muito que não.
Aguardo
Abraço
Alberto Martinez
Boa tarde!
Gostaria de receber todas as informações sobre as viagens. E qual o mínimo e o máximo de pessoas para fazer um grupo de viagem? Obrigado!
Fiquei muito interessado!
Também tenho as dúvidas descritas cima pelo Aguinaldo.
Se puderem, seria ótimo se respondessem.
Abraço!
Ótimo!
Eu estava há tempos procurando por esse conteúdo.
Irá me ajudar muito.
Abraço