Degustadores Sem Fronteiras | Degustadores Sem Fronteiras: um balanço feliz
3665
post-template-default,single,single-post,postid-3665,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,

BLOG

Degustadores Sem Fronteiras: um balanço feliz

21 set 2018, Posted by degustadoresfronte in Enoturismo, Notícias e Artigos

Às vésperas de mais uma viagem dos DEGUSTADORES SEM FRONTEIRAS – partiremos para o Uruguai no dia 25 de setembro –  e movido pela curiosidade, resolvi fazer um levantamento de todas as nossas viagens de vinho desde 1998. Felizmente tenho o hábito de guardar todas as minhas agendas e caderninhos de anotações. Um mergulho em todo esse material me permitiu verificar que esta seria nossa SEXAGÉSIMA VIAGEM DE VINHO AO EXTERIOR! Isso mesmo, 60 viagens! Acho que vou comunicar ao Guiness… Na verdade, oito delas realizei sozinho, viajando como jurado internacional em concursos (Vinexpo, Vinitaly, Citadelles du Vin etc.), jornalista e consultor de vinhos, e 52 conduzindo grupos.
Tudo começou no final do milênio, quando era vice-presidente da SBAV-SP e organizei meu primeiro tour para os associados, cujo destino era o Chile. Adorei a experiência. Era uma forma de aliar dois dos meus maiores prazeres: o vinho e as viagens, além de conhecer pessoas e fazer novas amizades. Já afastado da diretoria da SBAV-SP, resolvi dar continuidade a essa atividade. Fundei então meu site, através do qual pude me comunicar com um grande número de pessoas, amigos, alunos, ex-alunos e amantes do vinho em geral. A empreitada tem sido um sucesso, apesar das várias dificuldades que surgiram: desvalorização de nossa moeda frente ao dólar e ao euro, crises econômicas e políticas etc. Nada disso impediu que pessoas que amam o vinho e sua cultura deixassem de viajar.
Muita coisa aconteceu nessas viagens: namoros, casamentos, fundação de confrarias e amizades estáveis. Muitos desses viajantes já tinham bom conhecimento sobre o assunto e eram veteranos de viagens turísticas; outros eram iniciantes no vinho e com pouca vivência em viagens internacionais. Tenho certeza de que todos eles puderam crescer como pessoas vivenciando essas experiências maravilhosas que proporcionamos: conhecimento de novas
culturas, a degustação de vinhos de exceção junto a enólogos e produtores de prestígio, novas experiências gastronômicas e existenciais mediante a abertura de novos horizontes.
Gostaria de agradecer às centenas de pessoas que puderam dividir todas essas experiências comigo nestes 20 anos de atividade. Por isso tudo, posso afirmar que o vinho, as viagens e essas novas amizades deram um novo sentido à minha vida. Obrigado a todos.

AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT

Post a comment