Degustadores Sem Fronteiras | BORGONHA – PARTE 2 – As Uvas
3373
post-template-default,single,single-post,postid-3373,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,

BLOG

BORGONHA – PARTE 2 – As Uvas

16 ago 2008, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

PINOT NOIR – É a grande uva tinta da Borgonha. Uva delicada, de difícil adaptação em outras áreas do mundo, é uma variedade que sofre tremendamente com as mudanças ambientais, sendo notoriamente complicada para ser trabalhada depois de colhida, já que sua casca se rompe facilmente. Amante dos climas frios, produz vinhos finos e elegantes, de taninos aveludados de média e longa guarda. Quando jovem, mostra aromas e sabores de frutas vermelhas frescas (morango, framboesa, cereja). Na Borgonha, quando o vinho está mais maduro, surgem os aromas florais (violeta), caça, couro, alcaçuz e sous bois (misto de terra úmida , cogumelos e folhas em decomposição).

GAMAY – Uva de alta produção típica da região do Beaujolais. Dá origem a vinhos leves e frutados de curta guarda. Na Appellation d’ Origine Controlée Bourgogne Passetoutgrain entra na proporção de 2/3 do vinho somados a 1/3 de Pinot Noir. É também utilizada na elaboração dos AOC Mâcon tintos.

CHARDONNAY – Conhecida como a “Rainha das uvas brancas”, ao contrário de sua conterrânea tinta Pinot Noir se adapta muito bem em várias regiões do mundo. É pequena , redonda, ambarina e transparente ao amadurecer, ganhando muito com o estágio em carvalho. Os vinhos produzidos com ela na Borgonha são tidos como os melhores brancos do planeta. Os grandes são muito ricos e complexos, com boa fruta e notas de baunilha e manteiga. Extremamente elegantes, podem envelhecer com grande dignidade.

ALIGOTÉ – Uva autóctone, é a segunda uva branca da região, sempre eclipsada pela majestosa Chardonnay. Produz vinhos frescos e agradáveis, mas pouco complexos. Muito comum no leste europeu (Romênia, Bulgária, Moldávia), vem perdendo terreno para a Chardonnay na Borgonha. Com ela se produz o vinho Appellation Bourgogne Aligoté e o espumante Appellation Crémant de Bourgogne.
Sistema de denominações da Borgonha

Sistema constituído pelo INAO – Institut National des Appellations d’Origine – baseado em classificações de mais de 100 anos e postas em mapa em 1984. O INAO controla também as uvas utilizadas, a produção por hectare, o teor alcoólico e a qualidade dos vinhos. Na Borgonha vamos encontrar 96 vinhos AOV e um VDQS. Assim como em Bordeaux, não existem vinhos das categorias Vin de Table e Vin de Pays.

Segue abaixo, em ordem de hierarquia crescente, a classificação dos vinhos da Borgonha.

I – DENOMINAÇÃO REGIONAL

Denominação mais simples e genérica. Uvas colhidas no território da Borgonha em zonas especificamente delimitadas. Ex.: APPÉLLATION BOURGOGNE CONTROLLÉE
a- Pode denominar a casta. Ex. : BOURGOGNE ALIGOTÉ, BOURGOGNE PASSE-TOUT-GRAIN
b- Pode denominar o método de elaboração. Ex.- CRÉMANT DE BOURGOGNE
c- Ou uma sub-região. Ex.: BOURGOGNE CÔTE CHALLONAISE, BOURGOGNE HAUTES CÔTES DE BEAUNE.
II – DENOMINAÇÃO COMUNAL

Nome dado por grande número de comunas (pequenos municípios) ao vinho produzido em certas regiões de seu território. Ex: CHABLIS, MEURSAULT, VOSNE-ROMANÉE Nessas comunas os vinhedos são divididos em parcelas chamadas “CLIMATS”, cujos nomes são muitas vezes acrescentados ao nome da comuna no rótulo do vinho. Quando essas parcelas são cercadas por muros são chamadas de “CLOS”, como os famosos Clos de Vougeot e Clos de la Roche, e ganham a denominação Grand Cru.
III – DENOMINAÇÃO PREMIER CRU

Pela qualidade de seu terroir certos climats são classificados como PREMIERS CRU. O nome do climat aparece no rótulo associado ao nome da comuna, representando o conjunto de uma AOC – APPELLATION D’ORIGINE CONTROLLÉE. Ex. – VOSNE-ROMANÉE 1er CRU LES CHAUMES – Premier Cru situado na comuna de Vosne-Romanée
IV – DENOMINAÇÃO GRAND CRU

Quando o vinho é originário de um climat excepcional. Nesse caso, graças à sua fama, seu nome é suficiente para designá-lo e constitui uma AOC. Ex. – APPELLATION ROMANÉE-CONTI CONTROLLÉE

AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT
Publicado na edição #31 / 2008 da revista ADEGA

Post a comment