Degustadores Sem Fronteiras | ENOTURISMO: SAÚDE E RELAX NO VALE DOS VINHEDOS
3358
post-template-default,single,single-post,postid-3358,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,

BLOG

ENOTURISMO: SAÚDE E RELAX NO VALE DOS VINHEDOS

16 abr 2008, Posted by degustadoresfronte in Notícias e Artigos

Os últimos anos foram pródigos em boas notícias vindas da Serra Gaúcha. Em primeiro lugar pela qualidade dos vinhos, beneficiados que foram por boas safras e pelo trabalho sério realizado pelos enólogos de nossas melhores vinícolas. O reconhecimento da qualidade de nossos vinhos vem crescendo ano a ano junto ao público brasileiro e podemos considerar que nossos vinhos espumantes atingiram a consagração, ganhando de forma definitiva seu espaço em nosso mercado.

Outro setor importante da economia da região que vem crescendo de forma expressiva é o enoturismo. O interesse despertado pelo vinho tem levado milhares de turistas amantes do vinho a visitar as mais destacadas regiões produtoras do mundo e suas vinícolas. É um setor em grande expansão que lida com um público de boa formação cultural, que gosta das boas coisas da vida e de bom nível sócio-econômico. França, Itália, Espanha, Portugal, sem falar em nossos vizinhos sul-americanos, têm obtido ótimos resultados nesta área, ao mesmo tempo em que se divulgam seus bons vinhos.

Foi com grande alegria que pude constatar os avanços conseguidos pelos gaúchos no setor. Ótima estrutura de acolhimento do turista nas vinícolas, passeios interessantes, bons restaurantes, além da qualidade do serviço e das instalações nos vários hotéis e pousadas. Enfim, o país não ficou para trás e não fica nada a dever aos outros países produtores de vinho.

Estive recentemente na Serra Gaúcha, onde fiquei por cinco dias pesquisando e entrevistando nossos produtores de vinhos espumantes para a elaboração de meu próximo livro. Desta vez me hospedei no Hotel Villa Europa, em pleno Vale dos Vinhedos, e voltei muito bem impressionado com o que encontrei.

Em 2005, levando um de meus grupos dos Degustadores Sem Fronteiras para visitar a região de Bordeaux, pude visitar o mais renomado Spa de Vinho do mundo, o Caudalie Vinothérapie. Criado em 1993 pelo casal Mathilde e Bertrand Thomas, proprietários do renomado Château Smith Haut-Lafitte, e associado a um professor da Faculdade de Farmácia de Bordeaux, o empreendimento se situa nas terras do château, em Pessac-Léognan, num luxuoso château com vista deslumbrante para os vinhedos.  Pois bem, encontrei nas dependências doHotel Villa Europa, em pleno Vale dos Vinhedos,  uma bem montada unidade da Vinothérapie Caudalie, com supervisão direta da matriz francesa, mantendo o mesmo padrão de atendimento da casa de origem.

Trata-se da única filial da instituição fora de Bordeaux e do primeiro spa vinoterápico do hemisfério Sul, onde o turista pode usufruir de banhos e massagens que utilizam produtos franceses elaborados com graínhas, resíduos rejeitados na produção do vinho, ricos em polifenóis e captadores de radicais livres, extremamente benéficos para o tratamento anti-envelhecimento. A linha completa de cremes e cosméticos naturais franceses pode também ser comprada pelos visitantes.

A sigla Spa deriva da expressão latina Sanitas per Aqua (saúde por meio da água). A boa água potencializa o tratamento vinoterápico, e para tanto o hotel possui uma fonte natural de água potável absolutamente pura. O hotel é um empreendimento da Miolo Wine Group (na verdade se situa bem defronte à vinícola, no famoso lote 43) em associação com o simpático casal Aldemir e Deborah Dadalt, ele engenheiro e diretor do grupo hoteleiro Átrio Hotéis, ela jornalista. Muito bem instalado no alto da colina, com belíssima vista do Vale dos Vinhedos, o hotel oferece ao hóspede uma enorme e bem montada adega, onde se pode encontrar todos os melhores vinhos gaúchos, além de – fato inédito – vinhos dos melhores produtores do mundo. A sala de degustação, anexa à adega, é luxuosa e de bom gosto. Se preferir, o turista pode provar os vinhos acompanhando os bons pratos do restaurante da casa. A culinária típica da Serra, extremamente saborosa mas pouco variada, pode se tornar cansativa depois de alguns dias na região. O restaurante do hotel – que é também freqüentado por quem não está hospedado — oferece pratos da cozinha internacional, enriquecendo assim as opções gastronômicas dos viajantes.

Outro diferencial é o belo vinhedo, com 7500 pés da uva Merlot, que circunda o hotel. Com estas uvas se produz na vizinha vinícola Miolo, sob supervisão do enólogo Adriano Miolo, o vinho da casa, o ótimo Merlot VE, que pode ser bebido lá ou levado para casa.

Como se vê, motivos não faltam para visitar a Serra Gaúcha.

AGUINALDO ZÁCKIA ALBERT

Publicado na edição #77, de abril de 2008, da revista VINHO MAGAZINE

Post a comment